Empreendedorismo feminino na periferia e o Programa “Faz e Acontece: vencendo a Covid-19”

Criado pelo Coletivo Colcha de Retalhos, o programa impactará a vida e os negócios de 50 empreendedoras da periferia de BH e região metropolitana, através da oferta de cursos de capacitação e da produção de webséries

  • Data: 8 de junho de 2020
  • Categoria(s): Compartilhar para multiplicar

O “Faz e Acontece: vencendo a Covid-19” é um programa criado pelo Coletivo Colcha de Retalhos, que pretende impactar positivamente a vida e os negócios de 50 empreendedoras da periferia de Belo Horizonte e região metropolitana. Para tanto, oferecerá cursos de capacitação online e gratuitos, mentoria especializada e, também, produzirá uma websérie sobre empreendedorismo feminino na periferia.

Em primeiro lugar, serão abertas 50 vagas em três cursos de capacitação (com duração total de 21 dias), online e gratuitos, onde serão tratados os seguintes temas: Negócio com propósito, Fotos de qualidade com o celular e Gestão de mídias sociais. As empreendedoras ainda receberão mentoria online com as facilitadoras e certificado de participação nos workshops. Para as gestoras do Colcha de Retalhos, a natureza online de suas ações cria uma janela de oportunidade durante o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Desse modo, as empreendedoras terão a possibilidade de ampliar e aplicar novos aprendizados em seus negócios. Ações como essas permitem levar conhecimento para classes menos favorecidas e mostrar o valor do empreendedorismo feminino periférico. Vale lembrar que todas as atividades que requererem presença física respeitarão as normas dos Órgãos Oficiais de Saúde, vigentes no momento.

Em segundo lugar, o Programa selecionará quatro participantes, dentre as 50 empreendedoras, para protagonizar a websérie “Faz & Acontece” sobre empreendedorismo feminino, a ser disponibilizada gratuitamente no Youtube. As quatro protagonistas ainda receberão um aporte de R$500 cada uma, para alavancarem os seus negócios. Para Mônica Veiga, uma das gestoras do Colcha de Retalhos, a série produzida será importante para que as empreendedoras e seus negócios sejam altamente difundidos, com profissionalismo, e para que mulheres de Minas Gerais, do Brasil e, quiçá, do mundo, tenham a oportunidade de conhecer a história dessas guerreiras belo-horizontinas e possam se inspirar nelas.

Para conseguir realizar esses objetivos, o Colcha de Retalhos está com uma “vaquinha” oline aberta, cuja meta é conseguir R$ 30.000,00 para custear suas produções.

O Coletivo Colcha de Retalhos

Criado em 2019, o Coletivo Colcha de Retalhos tem por objetivo ajudar mulheres nas mais diversas situações e dar voz àquelas que possam promover mudanças à sua volta. Localizado no bairro Inconfidência, em Belo Horizonte, o coletivo atua no Brasil inteiro, a partir da produção de matérias sobre mulheres que fazem a diferença, publicadas em suas redes sociais

Atualmente, as principais ações do coletivo são:

  • Produção de matérias sobre empoderamento feminino, empreendedorismo feminino, superação de experiências do universo feminino, etc;
  • Orientação sobre empreendedorismo, escuta, oferta de algum tipo de auxílio (dentro das nossas possibilidades no momento) em um grupo de Whatsapp do coletivo;
  • Compartilhamento de produtos/serviços das empreendedoras apoiadas, de forma totalmente gratuita, nas redes sociais;
  • Edição e postagem de vídeos, gratuitamente, feito por empreendedoras da periferia, nas redes sociais;
  • Produção de um documentário que fala do poder da mulher e sua capacidade de ressurgir das cinzas.

“Nosso coletivo tem, como princípio, colocar holofotes em mulheres que estão fazendo deste, um mundo melhor. Seja por meio de iniciativas maiores, seja por meio do exemplo; sendo este a melhor forma de transformar as pessoas ao nosso redor. Também temos ações que proporcionam a troca de vivências e aprendizados, além de estimularmos a formação de redes colaborativas entre mulheres nas mais diversas áreas de atuação. De forma resumida, arregaço as mangas para fazer um mundo melhor. Não há nada mais gratificante que isso”.

Dalila Pires, gestora do Colcha de Retalhos

Empreendedorismo feminino e periferia

Os principais desafios enfrentados pelas mulheres hoje nas periferias se baseiam no fato de que muitas delas iniciaram seus negócios, na maior parte das vezes, em decorrência de dificuldades financeiras. Elas não necessariamente sabem que estão empreendendo, e isso pode limitar o crescimento de seus negócios. O coronavírus impactou a realidade de muitas dessas mulheres de diversas formas: o crescente desemprego, a significativa redução das vendas ou contratação de seus serviços, além do aumento da depressão e da violência doméstica.

Atento a essa realidade, o Coletivo Colcha de Retalhos vem apoiar e dar visibilidade a esses empreendimentos e a essas mulheres.

Ajude o Faz e Acontece: vencendo a Covid-19

*Apoie o Faz e Acontece: vencendo a Covid-19.*

***Link da campanha: benfeitoria.com/fazeacontece. ****

Atendimento por whatsapp: 31 98011-0508.

Matéria escrita pela voluntária Laura Pimenta


Últimas do instagram

This endpoint has been retired