Enem 2020: cursinho gratuito está com inscrições abertas para preparação de alunos

“Educar para vida” está com inscrições abertas até 27 de agosto para alunos de toda RMBH; professores de redação, atualidades, física, química, matemática, biologia e inglês podem se inscrever para voluntariado

  • Data: 20 de agosto de 2020
  • Categoria(s): Compartilhar para multiplicar

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em 1998, é, desde a última década, o principal teste para o ingresso no ensino superior do Brasil. Com a emergência da pandemia de Covid-19 no país, as aulas presenciais nas escolas e universidades de todo o país foram suspensas desde março. Enquanto alunos de escolas particulares contam com aulas remotas emergenciais pela internet, os de escolas públicas estão à mercê das políticas educacionais de cada gestão, seja municipal, estadual ou federal.  

Pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Juventude, em julho, detalhou que 56% dos jovens que pretendem fazer o exame estão muito preocupados com o desempenho. Desses, 49% pensaram em desistir de realizar o exame e 67% não estão conseguindo estudar para a prova desde a suspensão das aulas presenciais.

Educar para a vida  

Com a intenção de diminuir essa dificuldade, a ONG Fala Bem Morro, localizada no Morro das Pedras – Belo Horizonte, está com inscrições abertas para o cursinho online preparatório para o Enem “Educar para vida”. Estudantes de escola pública de qualquer região podem se inscrever até o dia 27 de agosto. As aulas, com todas as disciplinas necessárias para a realização da prova, acontecem de 31 de agosto até 15 de janeiro (véspera do exame). Professores de redação, atualidades, física, química, matemática, biologia e inglês também podem se inscrever para o voluntariado. 

De acordo com Rose Oliveira, uma das lideranças do projeto, o fato do curso ser online vai ser um impeditivo para alunos que não possuem acesso à internet. Mas a expectativa é que eles possam utilizar o espaço da ONG para o estudo.

“Na sede temos dois computadores, que conseguimos por doação, que poderão ser utilizados para os alunos. São poucos, considerando a grande demanda. Tudo vai ser feito respeitando as normas sanitárias. Vamos marcar um horário para cada estudante e fazer a higienização completa dos equipamentos”.

Um dos objetivos do ‘“Educar para a vida” é aumentar a quantidade de computadores e impressoras para ampliar o acesso à educação dos moradores do Morro das Pedras. “Todo o trabalho é feito a partir de doações. Por isso, precisamos de ajuda para a manutenção mensal da internet e de monitores para auxiliar os alunos na ONG”, detalha Rose.

Enem 2020 

Diante das dificuldades para estudar vivenciadas pelos alunos após a paralisação das aulas presenciais, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela realização da prova, adiou o exame marcado para esse ano e consultou os estudantes inscritos para a escolha de nova data. Os estudantes inscritos escolheram maio como mês para a realização da prova. 

Mas o Inep decidiu que as provas do Enem 2020 vão ser realizadas em janeiro de 2021. Para a autarquia, a data escolhida pelos estudantes inviabilizaria a entrada dos alunos na universidade para o primeiro semestre letivo de 2021. Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública com o maior número de alunos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a expectativa é que em maio esteja em vigor o calendário acadêmico de 2021.

Fala Bem Morro

O Espaço Cultural Fala bem Morro surgiu na Vila São Jorge em 2008, com o objetivo de fortalecer a identidade social dos moradores do Morro das Pedras a partir da leitura, a fim de capacitá-los para o ingresso no ensino superior.

Além da iniciativa do cursinho popular, o Fala Bem Morro também está recebendo doações de alimentos, kits de higiene e álcool em gel para distribuição na comunidade. Se você puder doar, deve deixar as doações na Rua Bento 48, Vila São Jorge II, Morro das Pedras. Para mais detalhes, entre em contato com a Rose, pelo telefone (31) 99232-7457.

Conheça mais o Fala Bem pelo Instagram, clique aqui

Inscrições

Se você precisa se preparar para o Enem 2020, clique aqui para realizar a inscrição, que acontece até 27 de agosto (quinta-feira). 

Caso seja professor e queira contribuir para a formação dos alunos de escolas públicas na preparação para o exame, clique aqui

Texto do voluntário Ives Teixeira Souza


Últimas do instagram

The access_token provided is invalid.